Projeto “Doces Histórias”

CMEI VILA IZAURA

Professora: Mônica

Agrupamento 2 Anos Matutino

Duração: Agosto e Setembro / 2009

 

PROJETO:

DOCES HISTÓRIAS

 

Introdução:

 

O ambiente pedagógico é um lugar de fascinação e criatividade, onde a invenção dá asas à imaginação. É primordial propiciar doses de entusiasmo para que o processo de aprender aconteça em todos os sentidos e de forma prazerosa.

A literatura está presente no nosso dia a dia mesmo que não percebamos, seja numa novela que assistimos, seja num causo contado, seja até mesmo numa piada. A literatura nos proporciona momentos de lazer e abre portas para o conhecimento, sendo assim o tema desse projeto a ser trabalhado no bimestre vem a calhar o conhecimento com o prazer de ouvir boas e doces histórias.

 

Justificativa:

 

A literatura é muito importante em todas as fases da vida, porém é primordial durante a infância pois nesta fase a criança está criando seu vocabulário, desenvolvendo a linguagem, o gosto estético e processando imagens novas, de lugares e coisas antes desconhecidas.

A apreciação de contos clássicos como as histórias de Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Branca de Neve e os Sete Anões, entre outras dá incentivo à imaginação e como recurso discursivo favorece na organização do pensamento.

Segundo Fanny Abramovich, em seu livro Literatura Infantil: gostosuras e bobices:

 

 

É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra estética, outra ótica…É ficar sabendo história, geografia, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia etc…sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula… literatura é arte, literatura é prazer…(p. 17).

 

A literatura infantil sempre deve estar vinculada ao prazer para que a criança possa querer ouvir histórias, querer ler e manusear livros, desenhar, projetar suas idéias, brincar com os enredos de forma espontânea e livre.

 

Objetivo Geral:

 

Despertar o interesse das crianças pela literatura infantil de forma prazerosa, abrir espaços para que as crianças manifestem opiniões próprias sobre acontecimentos da sua realidade que foram lembradas através do enredo das histórias trabalhadas.

 

Objetivos Específicos:

 

Levar as crianças a:

 

  • Conhecerem contos de fadas, poemas infantis, parlendas e histórias clássicas;
  • Trabalhar com a musicalidade vinculada a literatura;
  • Enriquecer a linguagem oral através de: produções de desenhos livres, interpretação de gravuras, dramatizações, mímicas e outras;
  • Produzir trabalhos de artes utilizando colagens, recortes e argila;
  • Recontar histórias contadas pelas professoras;
  • Estimular a criatividade, a imaginação, a atenção, a observação e o respeito com o outro.

 

Metodologia:

 

Realizar a contação de histórias de diversos gêneros literários, tais como: contos de fadas, poemas, parlendas, histórias clássicas e atuais e trabalhar com a arte ligada ao enredo trabalhado naquele momento;

Propor que as crianças sentem em círculos para ouvirem melhor as histórias contadas pela professora, propor dramatizações e exposições de trabalhos;

Promover momentos de prazer na sala de vídeo ao apreciarem a literatura em forma áudio-visual;

Realizar a cada sexta-feira do bimestre um momento em que depois de uma história contada, cada criança falará sobre a mesma, e depois em momento de confraternização degustarão um doce que poderá ser uma bala, um chocolate, uma pipoca doce, um pirulito ou até mesmo uma fruta da época, como forma de vincular a literatura ao prazer, como forma também de selar aquela semana de aprendizagem e fazer jus ao nome do projeto “Doces Histórias”.

 

Recursos:

 

  • Livros de literatura variados disponíveis na instituição;
  • Giz de cera, tinta guache, tesouras, cola, chamex, lápis de cor, glitter e argila;
  • Recursos áudio-visuais: som, tv, dvd, filmadora e câmera digital;
  • Doces diversos.

 

Títulos que não podem faltar:

 

– O Leão que Rugia Flores (Mônica Stahel);

– Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, A Branca de Neve e Os Sete Anões, Pinóchio, A Bela e a Fera, Os Três Porquinhos (Clássicos Infantis);

– Os Meninos Verdes (Cora Coralina);

– Meu Joelho Juvenal (Ziraldo);

– Cachinhos de Ouro (Ana Maria Machado);

– Marcelo, Marmelo e Martelo (Ruth Rocha);

– Quem Embaralha se Atrapalha (Eva Furnari).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: